quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Roma - principais atrações

Roma é uma cidade com extraordinária riqueza histórica. São tantas as atrações que é até mesmo difícil enumerar apenas algumas. A cidade merece vários dias de viagem, para que você possa curtir não apenas os pontos turísticos, mas também apreciar a beleza da cidade, sua deliciosa comida, gelatos e vinhos. Roma é uma das mais belas cidades do Mundo, e certamente a mais importante historicamente.

Então, vamos para os destaques...

1) COLISEU: É lindo! É enorme! É famoso! É histórico! E é a cara de Roma e da Itália. Vale  a pena entrar e andar por lá e ver as explicações de como se transformava de arena em grande lago. Impressionante! Foi construído na Roma Antiga (79 d.C.) e recebeu o nome de Coliseu em razão de uma colossau estátua de Nero que havia ali na época. Foi usado como entretenimento por cerca de 400 anos, perdendo destaque com a queda do Império Romano em 476 d.C. Mas há registros de uso no início da Idade Média. Construído para ser uma arena de entretenimento (dar ao povo pão e circo), na Idade Média foi usado para habitação, como local de trabalhos e de ordem religiosa.

Durante o uso na Roma Antiga, era usado como arena de jogos que chegavam a durar 100 dias. Nesses jogos ocorriam combates de gladiadores, lutas de animais (leões, leopardos e panteras, além de rinocerontes, hipopótamos, elefantes, girafas, crocodilos e avestruzes, a maioria importados da África). 

Mas o mais incrível e que pouca gente sabe, é o impressionante uso do Coliseu para batalhas navais! Uma enorme quantidade de água era trazida através de longos aquedutos, e seguiam para os dutos subterraneos do Coliseu. Assim, em cerca de apenas 4 horas, toda a arena era inundada, permitindo que navios ali entrassem e iniciassem uma verdadeira batalha. O que também poucos sabem é que essas batalhas eram muito mais fatais do que as batalhas dos gladiadores e caças. Muitos homens morreram até mesmo afogados, já que poucos na população sabiam nadar.

E a grandeza não terminava aí. As caças ou representações ocorridas ali, eram de uma grandeza de detalhes impressionante. Engenheiros, aruitetos e artistas, trabalhavam duro para plantar e com isso levarem selvas inteiras para a arena do coliseu, onde, levados também os animais, criava-se a atmosfera perfeita e idêntica ao país origem desses animais, tornando a caça muito mais realista.

Espetáculos de mitologia também eram realizados com a mesma riqueza de encenação. Mas, assim como em todos os "shows" oferecidos, a realidade era tamanha que, os mortos eram realmente mortos. Sejam gladiadores, sejam prisioneiros condenados, todos faziam parte, independentemente de sua vontade, do espetáculo para o povo. Nas peças mitológicas, os homens eram mortos como martirs ou heróis, se assim era para ser segundo a história.

Em 2007 foi eleita uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Mas, infelizmente suas estruturas apresentam cansaço e começaram a ruir em 2011. Vários especialistas foram enviados e descobriram que o prédio monumental está ruindo em um dos lados, tomando como a Torre de Pisa. Assim, num enorme esforço de recuperação, em 2012 foi iniciada uma grande reforma que deve durar cerca de 36 meses. Além de acertar suas estruturas, será construído um anexo com serviços.  Para sorte dos turistas, a visitação não será interrompida durante as obras.

Ingresso: Você pode comprar o ingresso na hora ou pela internet (super recomendado, pois as filas são imensas). Caso opte por comprar na hora, a dica é ir para a bilheteria do Forum Romano, que costuma ser bem menor. O ingresso do Coliseu dá direito a visitar a Arena Principal e o Segundo Anel (andar). Para conhecer as galerias subterraneas e o Terceiro Anel, você precisa comprar o Tour Guiado.


Menores de 18 anos tem entrada gratuita, mas devem emitir sua entrada no site oficial ou na bilheteria. E o primeiro domingo de cada mês, a entrada é gratuita!


Vale muito a pena alugar o audio tour. Será uma experiência única num local de valor inestimável! Você pode ainda fazer a sua visita no fim de tarde/noite. Além de mais vazio, menos quente (verão), você ainda pode ver as luzes se acendendo. 


O ingresso de acesso ao Coliseu, dá direito ainda a Visitar o Forum Romano e o Palatino (que ficam no mesmo lugar). A visita pode ser feita em até 2 dias CONSECUTIVOS. É possível fazer tudo no mesmo dia? Depende... se você é do tipo que vai apenas andar por tudo, sem grandes interesses em ler placas, ouvir audios, verificar suas anotações, etc, você precisará de uns 30 a 40 minutos no Coliseu e no minimo 1 hora no Forum Romano. Sem considerar filas e andando sem parar.


Agora, se você quiser olhar as plaquinhas, prestar atenção em tudo, ouvir ao menos o audio tour, você precisará de no minimo 1 hora no Coliseu e 2 horas no Forum Romano. Se for minucioso ou estiver com guia, esse tempo será ainda maior. 



Se for um dia quente, esse programa inteiramente feito embaixo do sol, pode ser desgastante e merecer ser dividido em 2 dias. Para isso, GUARDE SEU BILHETE para usar na outra atração.



Ao lado do Coliseu, impossível não admirar a beleza do Arco de Constantino.




2) FORUM ROMANO: O Forum Romano, nada mais é do que o local mais importante do majestoso Império Romano. Era o espaço público entre os Montes Palatino e Capitolino, e onde ocorria a vida administrativa, política e mercado, durante os 12 séculos do Império Romano.  

Além disso, diz a lenda que a cidade foi fundada por Romulo (gemeo de Remo) sobre o Monte Palatino.


O local é uma imensa área cercada, onde você tem a chance de ir caminhando e vendo as ruínas de algumas das maiores construções da época do Império Romano. O Império Romano foi o mais importante império da história da civilização ocidental. Então, ver os resquícios disso é emocionante, pra dizer o mínimo. Pelo caminho há uma boa vista do Coliseu também.


O lugar é bem descampado (já que as construçoes são ruínas), o chão é de pedras irregulares e terra. Não tem bares ou cafés e leva cerca de 2 horas (sem guia). Portanto, se prepare para isso, usando sapatos confortáveis, chapéu, filtro solar e água.


Resultado de imagem para mapa foro romano e palatino


Caso você opte por fazer o passeio por conta própria, tente seguir a numeração das atrações, nos sinaleiros do audio tour. Mesmo não estando com as detalhadas explicações do guia ou audio tour, você poderá ir lendo nas placas o que era cada ruína. O legal de ter o audio tour, é na tela do seu aparelho (seu próprio celular habilitado na entrada), aparecerá as informações e as imagens das construções na época do seu apogeu. Isso engrandece muito a visitação.


Resultado de imagem para mapa foro romano e palatino


Além de diversas construções até mais impressionantes, me chamou atenção o Templo de Vestas (ou das Virgens Vestais), pelo significado do lugar. As Vestais eram meninas escolhidas quando tinham de 6 a 10 anos (ou seja, não dependia de suas vontades), todas perfeitas e bonitas, para serem guardiães do Fogo da Deusa Vesta. Isso era visto como função sagrada. Eram 6 virgens vestais. Elas tinham que servir ao Templo durante 30 anos, e deviam manter a castidade. Depois eram liberadas para casar. Mas aos 36 ou 40 anos na época?? Aquela que caiam em tentação e perdiam a castidade (e tem vários casos relatados) eram punidas com a decapitação ou sendo enterradas vivas!!


Resultado de imagem para templo das virgens vestais


Outras construções que me chamaram atenção foram o Arco de Tito (um dos mais bem preservados), Arco de Septimus Severus, Templo de Saturno e Templo de Faustina.



3 . Fontana di Trevi


Um dos lugares mais famosos da cidade,de fato é belíssimo. Reza a lenda que se você jogar uma moeda na fonte, de costas para ela, você terá a sorte de retornar um dia a Roma! Essa tradição começou com um filme da década de 50 ( A fonte dos desejos), onde o personagem jogava uma moeda para trás, com a mão direita sobre o ombro esquerdo. A fonte foi também uma atração a parte no filme La Dolce Vita. 


Muita gente não sabe, mas as moedas são retiradas uma vez ao ano e o dinheiro enviado para instituições de caridade, numa arrecadação média de 1 milhão de euros ao ano!!!







4 . Vaticano 


Ao entrar no Vaticano você estará adentrando ao menor Estado Independente do Mundo, além de Sede da Igreja Católica e Residência do Papa.

Praça São Pedro - nesse dia era dia de jogo do Brasil na Copa e não entrei na Basílica.

                               Resultado de imagem para vaticano


Antes de falar sobre a atração em si, vale um alerta sobre a vestimento. Não é possível entrar na Basílica usando saias acima do joelho, shorts, blusas sem manga ou decotes. Caso seja verão, vá com uma roupa mas comportada e/ou leve um lenço que possa usar para cobrir ombros e decotes.


A entrada na Basílica também é gratuita. No entanto isso não te livrará das filas kilométricas. Apesar de não ter fila para ingressos, a fila ali é ocasionada pelo sistema de segurança, semelhante ao dos aeroportos. Todos os bens devem passar pelo scanner, o que acarreta essa imensa demora. 


Dica: Outra opção é dividir o grupo de forma a um ou alguns entrarem sem nenhum tipo de volume (bolsa, pochete etc). Caso você não tenha nenhum pertence com você, siga diretamente ao portão, passando ao lado da fila, mostre que não tem pertences. Na imensa maioria das vezes, permitem a entrada direta. Se o objetivo for apenas olhar a Basílica por dentro, sem subir as escadas (que são pagas), eu acho essa opção bem interessante para poupar um tempo precioso!!


Entrando na Basílica, não deixe de se atentar para suas obras mais importantes, como a Pietá de Michelangelo, o Baldaquino de Bernini e os detalhes da Cúpula de Michelangelo.



Resultado de imagem para baldaquino basilica de sao pedro
Baldaquino de Bernini
Resultado de imagem para pieta basilica de sao pedro
Pietá


Resultado de imagem para cupula basilica de sao pedro
Cupula de Michelangelo

Existe a opção de subir até a cúpula e são duas maneiras de fazer isso. Paga 5 euros e sobe tudo a pé (cerca de 500 degraus) ou paga 7 euros e pega um elevador até parte do percurso, subindo o restante a pé (cerca de 300 degraus).


Já fiz a subida mais árdua. É possível, mas bem cansativa, especialmente porque a parte final vai ficando cada vez mais espremida e baixa, dificultando a passagem. É interessante ver a Igreja do alto, bem como a vista de Roma e do próprio Vaticano. Vale a pena? Bom, se você é do tipo que adora vistas do alto de prédios, ou quer subir pela emoção da subida/desafio pessoal, quer pagar seus pecados ou até para queimar o provável fettuccine a carbonara que comeu no jantar da véspera....vale. Se é imperdível pela vista em si? Na minha opinião, longe de ser, tendo em vista o esforço. Mas claro que isso é pessoal.



Resultado de imagem para cupula basilica de sao pedro
Vista do alto da Cúpula

Mas, o Vaticano tem mais do que a Praça e a Basílica. O principal ali são os Museus do Vaticano, com obras de grandes mestres das artes como Michelangelo, Rafael, Leonardo, Botticelli, Giotto, Caravaggio e outros.


Famoso também por abrigar um dos afrescos mais famosos, que é a CAPELA SISTINA. Ela fica no Palácio Apostólico e foi inspirada no Templo de Salomão, do Antigo Testamento. Seus afrescos, que retratam a vida de Moisés e de Jesus, foram pintados pelos gênios Michelangelo, Rafael, Perugino e Sandro Botticelli.


O afresco que fica atrás do altar é o mais famoso afresco de Michelangelo - o imenso e maravilhoso Juízo Final.


Hoje em dia, é ali na Capela Sistina se ocorre o conclave (significa "com a chave", já que os cardeais ficam ali trancados a chave, sem comunicação com o exterior, até que o novo papa seja escolhido) onde os novos Papas são escolhidos. Seguido do ritual das fumaças branca ou negra.


Curiosidade: quando não atingido o total de votos de 2/3 dos cardeias, as cédulas são levadas ao forno e produzem a fumaça negra, anunciando que não chegaram ao consenso. Sendo escolhido um cardeal com 2/ de votos, o Carmelengo anuncia e aguarda a aceitação do cargo pelo escolhido. Uma vez aceito, deve escolher o nome pelo qual quer ser conhecido, e coloca a nova batina Papal. Todos os demais beijam-lhe os pés e depois as cédulas são levadas ao forno, com outros produtos químicos, produzindo a famosa fumaça branca. Um cardeal entao, segue para a sacada da Basílica e anuncia o novo Papa com o célebre "Habemus papam" e o novo Papa é apresentado ao Mundo!


O Museu é um conglomerado de Palácios e muitos locais belíssimos. Uma visita completa o Vaticano (Praça, Basílica e Museus), pode ocupar boa parte do seu dia. Mas, você pode também se ater aos mais importantes, encurtando sua estada.


A entrada do Museu é paga. Custa 16 euros e tem uma imensa fila. Ideal é chegar cedo. Ou comprar pela internet no site oficial, mas há uma taxa de 4 euros por essa reserva online...  No ultimo domingo de cada mês, a entrada é gratuita.



E para ver o Papa? Bom, ver o Papa é bem mais difícil do que as pessoas acreditam, especialmente para turistas. O Papa pode ser visto, em regra, nas quartas e domingos. Mas isso depende do Papa estar no Vaticano nesses dias, já que o Papa viaja muito. Pra saber se estará presente na sua visita, você deve verificar no site a agenda do Papa. Agenda Papal


Domingos: ao meio-dia o Papa aparece para o ANGELUS na janela da Biblioteca do Vaticano,que é identificada pela bandeira vermelha colocada ali. Fica bem longe do público. Numa cerimônia que dura no máximo uns 15 minutos, o Papa fala algo da atualidade e faz uma oração. É gratuito, mas a Praça fica lotada desde cedo.


Resultado de imagem para papa na janela do vaticano


Quartas-feiras: ocorre a UDIENZA GENERALE, onde se pode tera sorte de ver o Papa mais deperto. A entrada começa as 7hs da manhã, o evento começa as 9hs e o Papa aparece as 9:30hs. Ele chega no Papa móvel, que atravessa a Praça São Pedro e acena para a multidão. Ele não faz uma missa, mas faz uma mensagem e uma reflexão. Ao final ele reza um Pai Nosso e abençoa todos os presentes. Afora a espera até o início, o evento dura 2 horas.  Caso ficar em pé não seja uma opção para você, o Vaticano libera um espaço gratuito com cadeiras, mais próximo do Papa. Mas, para isso, você deve baixar um formulário no site do Vaticano requerendo isso Formulário. Se não bastasse, deve preencher e enviar VIA FAX para o número +39 06 6988 5863. Depois o bilhete deve ser retirado no Portone di Bronzo, no dia anterior (entre 15hs e 19 hs) ou no mesmo dia a partir das 7:30hs.  Ufa! Difícil né?




5 - Pantheon


É o templo dedicado a todos os deuses romanos. A construção teve inicio no período A.C., mas terminou apenas no século II D.C. É uma construção imponente e redonda. Até hoje é uma das maiores cúpulas de cimento do mundo.

O interessante que, por dentro, você logo percebe que no alto da cúpula há uma abertura, de 9 metros de diâmetro. Por ali entra luz e também chuva!!

Lá dentro estão sepultados diversos nomes das artes e arquiteturas italianas,  escritores e até mesmo reis. Nomes como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, Rei Vittorio Emanuelle II, Rei Umberto I e a Rainha Margherita.


Tendo em vista a abertura do teto, vale a pena visitar de dia, especialmente porque a entada é gratuita. Mas a regi|ão merece uma visita no entardecer para um vinho ou mesmo a noite para jantar.


Agora, não deixe de provar os famosos sorvetes (gelatos) da Giolitti. Considerada uma das melhores sorveterias da cidade eterna, que fica nas proximidades do Panteão. Um dos sabores mais pedidos é o de Nutella. 




6 - Piazza Venezia


Bem pertinho do Coliseu está essa famosa e linda Praça Veneza, com seu magnífico Vittoriano, monumento construído em homenagem ao rei Vittorio Emanuelle II,o rei da Itália unificada. O lugar hoje é um museu e a entrada é gratuita.






7 . Piazza Navona

Foi construída no seculo I no formato dos antigos estádios romanos. Ela é linda, histórica e possui diversos monumentos e edifícios em seu entorno. Inclusive é ali que fica a Embaixada Brasileira (Palazzo Pamphili).


O ponto alto da praça é, sem dúvida, a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios). A obra, majestosa, foi esculpida por Gian Lorenzo Bernini entre 1648 e 1651,no estilo barroco. Representa os rios mais importantes da época? Nilo, Danúbio, Ganges e Prata.


A praça é sempre movimentada e repleta de restaurantes e cafés animados. Frequentada por locais e turistas. Todo seu entorno é charmoso.


                                Resultado de imagem para piazza navona roma







8 . Piazza di Spagna


O local está sempre lotado de pessoas, tanto locais como turistas e é famosa por suas longas escadarias que leva até a Igreja Trinitá dei Monti, no alto (135 degraus). Até pouco tempo, as escadarias ficavam lotadas de pessoas. Recentemente foi proibido sentar ali, e guardas ficam, a todo instante, mandando as pessoa se levantarem. Nem uma sentadinha estratégica para foto é permitida.


A Escadaria de Trinitá dei Monti foi construída em 1726. A Praça recebeu esse nome (de Espanha), porque naquela época, toda essa área pertencia a Embaixada Espanhola, numa época em que a Itália ainda não estava nem unificada, ou seja, não era ainda uma nação.


Resultado de imagem para piazza di spagna


No alto das escadas existem vários terraços e jardins que ficam maravilhosos na primavera e no verão, já no ritmo da Villa Borghese, perto dali (que falarei logo adiante). 


O local é bem bonito na parte baixa também, especialmente na fonte em formato de barco, chamada Fontana della Barcaccia de Pietro Bernini. 


Fontana della Barcaccia em Roma


No entorno da praça existem vários restaurantes e cafés tradicionais, que costumam ser muito procurados. Inclusive o Antico Cafe Grecco (inaugurado em 1760), que é o bar mais antigo da Itália. Fica ali em frente, na famosa Rua Condotti.     ATENÇAO: vou avisar antes que alguém reclame. Uma prática comum em quase todo lugar da Itália, é a diferença de preço entre qualquer coisa pedida no balcão ou na mesa. sim, por lá você paga mais quando prefere usar a refeição para um justo descanso. Ou seja, não basta olhar os preços no balcão e ir se sentar achando que será igual!! Mas no Cafe Grecco essa prática me parece exagerada. Exemplo, se você pedir um café no balcão, pagará 2,50 euros. Esse mesmo café, servido por elegantes garçons em sua mesa, você pagará nada menos do que 13 euros!!! Você ficou chocado? Eu fiquei!




9 . Castelo de San Angelo


A poucos passos do Vaticano está esse lindo Castelo Museu, nas margens do Rio Tibre.



Resultado de imagem para bar castel sant'angelo

Foi inaugurado em 139 e serviu de mausoléu para os restos mortais do imperador Adriano e sua família. Já foi também uma fortaleza militar, integrando a Muralha Aureliana.


Mas o mais fascinante é sua relação com o Vaticano. Primeiramente, em 590, em plena epidemia de Peste, o Papa Gregório I disse ter tido uma visão de São Miguel Arcanjo, no topo do Castelo, anunciando o fim da epidemia. Como lembrança desse fato, foi lá colocada a imagem do Arcanjo, e o Castelo ganhou esse nome. 


Já em 1277, foi construída uma passagem (Passeto di borgo), entre o Castelo e o Vaticano. A idéia era que o Papa sair por ali, acaso estivesse em perigo. E em 1527, durante ataques a Roma, o Papa Clemente VII ficou ali refugiado. 



Castel Sant'Angelo em Roma

No andar onde estão os 4 bastionis (as 4 defesas do Castelo), é o andar de onde se tira a melhor foto da Ponte Sant`Angelo e tods os seus anjos.


É também nesse andar que está a Sala Paolina, onde os nobres onde se reuniam com o Papa. É toda de afrescos lindíssimos, de Perin del Vaga.


Resultado de imagem para sala paolina castel sant'angelo



A visita inclui os 6 andares do Castelo, incluindo o andar Papal, que era o esconderijo dos Papas. Do alto do Castelo há uma vista primorosa de Roma. 


O Castelo já serviu ainda de prisão durante a unificação da Itália no final do seculo XIX, quando ali foram presos os opositores do Papa.


No Castelo há ainda um lindíssimo café/bar, onde você pode beber algo, e admirar a linda vista para a Basílica. Chama Le Terrazze Cafe Sant`Angelo.


Resultado de imagem para bar castel sant'angelo


A entrada do Castelo custa 15 euro, sendo gratuita, de março a outubro, no primeiro domingo de cada mês. Você pode baixar o aplicativo no Castelo no celular, com audio guide gratuito, usando, o wifi do Castelo. Algumas atrações, como o Passeto di Borgo e aposentos papais, somente com contratação de guia.


A visitação vale muito a pena, seja pela história do local, arquitetura, mas também pela bela vista.




10 . Trastevere


O que dizer de Trastevere? É um pedaço de uma Roma original, forte vocação medieval. É o coração de Roma, pois é aqui que moravam os menos abastados de antigamente. Isso deixou marcas até hoje, com ruelas estreitas, casarios despretenciosos e um charme inigualável. Apesar de hoje em dia já ser um bairro bastante turístico também, Trastevere ainda é bem menos cheio que o restante do Centro Histórico. Mas o principal é que um charme de bairro bucólico, calmo, onde o tempo parece passar mais devagar.


A noite o local se transforma no mais animado centro noturno de Roma. 


O nome vem de além do Rio Tevere (Rio Tibre). Para chegar lá, caso não queira ir a pé, o melhor é pegar o Tram 8 (passa em vários pontos, inclusive da central Piazza Venezia). Assim que atravessar o Rio, desça. Você estará ao lado de um monumento com um homem de cartola. Antes mais uns metros e vire a direita, e estará em Trastevere.


O ideal por ali, inclusive, é não se ater a mapas e guias. Se perca pelas vielas, descubra becos, casas de vinho escondidas, lugares charmosos que parecem brotar na sua frente. 


O bairro é boêmio, lotado de bares e restaurantes deliciosos, sendo uma ótima opção para um almoço, jantar ou mesmo um drink de fim de tarde. 


Além da alma romana, você encontra por ali a tradicional Basílica Santa Maria in Trastevere. Ela é, simplesmente, a mais antiga Igreja cristã de Roma e a primeira a ser dedicada a Nossa Senhora. A atual Igreja foi construída onde, no ano de 38 a.C. disseram ter havido a aparição, do nada, de uma nascente de oleo. 


Resultado de imagem para basilica santa maria in trastevere


A igreja possui mosaicos riquíssimos do sec XII, sendo o mais famoso o que representa a morte de Nossa Senhora (no centro da cúpula, dourado e bem colorido). Possui ainda 22 colunas jônicas, e possuem tamanhos diversos, já que oriundas de monumentos diferentes.


A praça onde está a Basílica, possui em seu centro uma das fontes mais antigas de Roma. 


Outras atrações do bairro (afora o bairro em si) são as Portas Settimianas, que faziam parte da fortificação das Muralhas Aurelianas, que protegiam Roma.Dizem ser a mais antiga que se mantem no local onde foi construída.


Resultado de imagem para porta settimiana trastevere


Antigamente, a partir daí, era um local como um bosque, ou seja, uma área verde onde os nobres construíam suas agradáveis Villas. Hoje você chega no Museo Orto Botanico di Roma , que é o jardim botânico de Roma. Para quem tem tempo, ou já conheceu os pontos mais tradicionais de Roma, pode ser uma escapada interessante.


Outra praça do bairro é a linda Piazza San Egidio, onde fica o Museo di Roma in Trastevere. Ao lado está o tradicional restaurante La Scala in Trastevere.


No fim da tarde, vale andar pelo entorno da Piazza di San Calisto e da Basílica, onde todos vão para a famosa passeggiata (como os italianos chamam aquelas ruas em que todos andam sem destino, curtindo o anoitecer ou procurando onde comer em seguida).


Resultado de imagem para trastevere


Enfim, você pode curtir o bairro em qualquer hora, mas é a partir do entardecer que ela assume todo o seu brilho, concentrando as melhores opções de restaurantes e bares, sendo também um local mais jovem e menos turístico do que o Centro Histórico.


Se você procura um restaurante por ali, um bem tradicional e que serve a tradicional comida romana (sem frescura), mas num ambiente mais claro e bonito, uma dica é a Da Fabrizio al 56, que fica na Via Garibaldi 56. Mas o bairro é lotado de opções, para todos os gostos e todos os bolsos!




11 . Villa Borghese

O local é um pouco afastado e por isso mesmo um pouco menos procurado. Mas merece uma visita, Fica a cerca de 1 km da Igreja da Piazza di Spagna. 


É um imenso parque, com muito verde, muitas fontes, estátuas lindíssimas, zoológico, lagos e trilhas. Você pode andar por ali, alugar um barquinho ou mesmo alugar uma bicicleta.


Resultado de imagem para villa borghese roma


Em meio ao Parque está a Galleria Borghese, entre outras atrações. Nesse Palacete tem obras de grandes mestres como Caravaggio, Bernini, Raphael e outros. Para entrar é preciso fazer a reserva com antecedência pela internet e custa 15 euros. compra ingressos


Resultado de imagem para villa borghese roma


12 . Piazza del Popolo 



A Praça do Povo era a entrada da cidade nos tempos de Império. Até hoje é considerada um excelente ponto de partida, já que dali saem as maiores avenidas da cidade: Via del Babuíno, Via del Corso e Via de Ripetta. É também o local das grandes manifestações populares de Roma.


No área central da Piazza está o obelisco egípcio Flamínio, em homenagem a Ramses II. Ficava no Circo Maximo desde o ano 10 a.C., mas levado para a Piazza del Popolo em 1589.


O prédio mais famoso da praça é a Igreja de Santa Maria del Popolo, com obras de Caravaggio e outras renascentistas.


Mas ali estão outras duas Igrejas quase idênticas: Santa Mariadei Miracoli e Santa Maria in Montesanto. 


Além disso, a praça possui duas fontes muito bonitas: Fontana della Dea di Roma e Fontana del Nettuno.







Um bate e volta interessante de Roma é a cidade de Civita di Bagnoregio. Matéria completa AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taormina - A pérola da Sicília

CHEGANDO NA SICÍLIA Travessia : estávamos hospedados em ReggioCalabria e portanto seguimos de carro para a Villa San Giovanni. Desse ...