sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Chester - uma das mais belas cidades da Inglaterra


A encantadora Chester atrai visitantes com sua arquitetura românica, seus pubs centenários, suas agitadas ruas de compras e corridas de cavalos. A cidade é cortada pelo rio Dee e foi fundada como um forte romano no ano 79 d.C. e é uma das cidades muradas mais bem preservadas da Grã-Bretanha. O local já foi o maior povoado romano da Grã-Bretanha.

Resultado de imagem para chester inglaterra

O lugar foi declarado patrimônio histórico. As muralhas começaram a ser construídas ainda pelos romanos e ampliadas e fortalecidas pelos saxões, devido às ameaças dos Vikings.

A lógica dos quatro portões da cidade murada segue o plano inicial das construções romanas e ainda é possível encontrar, no subsolo de Chester, parte desse passado.

Chester foi uma das últimas cidades da Inglaterra a cair sob o domínio saxão e depois normando após a invasão em 1066. O rei William, o Conquistador, ordenou que fosse construído um castelo para garantir a segurança da fronteira galesa, próxima da cidade. Fizeram também igrejas.

Resultado de imagem para chester inglaterra
Rua principal

Já os prédios de madeira no centro, o parque da cidade e outras pontes e edifícios foram construídos no final do século 19, a mando do Duque de Westminster, que era dono de boa parte das terras de Chester.  “Grosvenor” é o nome da família do duque e, por isso, diversos lugares da cidade levam esse nome, tais como: Ponte Grosvenor, Grosvenor Hotel e Grosvenor Park. Grande parte da arquitetura de Chester data da era vitoriana e muitos dos edifícios foram modelados no estilo enxaimel jacobino, brancos e pretos, encomendados pelo duque.

E são os prédios em preto e branco do período vitoriano, estilo enxaimel, que fazem a cidade parecer saída de um conto de fadas.

Resultado de imagem para chester inglaterra

Chester, que fica bem próxima de Liverpool, na fronteira com o País de Gales, é sim uma cidade bastante conhecida, mas entre os ingleses. Já chegou até a figurar em listas de “as mais bonitas da Europa”.

Como o centro histórico é relativamente pequeno, é possível fazer tudo a pé. Visitar Chester em apenas um dia, no esquema bate-volta, é perfeitamente possível: saindo de Liverpool, leva 40 minutos de metrô. De Manchester é uma hora de trem, numa rota cênica. E de Londres o trajeto leva duas horas.



Roteiro de um dia em Chester

1) EASTGATE WATCH: fica na Foregate St. Esse portão marca a principal entrada para a cidade murada. O portão original era guardado por uma torre de madeira que foi substituída por uma torre de pedra no século II, e que foi novamente substituída no século XIV. 

Resultado de imagem para eastgate clock chester inglaterra

O atual portão data de 1768 e consiste em uma estrutura de três arcos de arenito que leva a uma passarela que faz parte das muralhas da cidade. Em 1899, um relógio foi acrescentado ao topo do portal para celebrar o Jubileu de Diamante da Rainha Victoria dois anos antes. Esse relógio passou a ser conhecido como Eastgate Clock e se tornou um dos ícones da cidade, já que é considerado o relógio mais fotografado da Inglaterra depois do Big Ben.

Endereço: 41-45 Eastgate St, Chester CH1 1LE, Inglaterra


2) CATEDRAL : é uma das principais e mais interessantes atrações da cidade.  Ela foi construída em 1093 sobre um antigo mosteiro beneditino, dedicado à Santa Werburgh, uma antiga princesa anglo-saxã. A Catedral possui uma mistura de estilos arquitetônicos (normando, gótico inglês, gótico perpendicular e Tudor), já que foi modificada diversas vezes. A igreja foi amplamente reformada durante o século XIX e a torre do sino foi adicionada no século XX. 

Resultado de imagem para cathedral chester inglaterra

A igreja é belíssima, rica em detalhes, com lindos vitrais coloridos e uma série de adornos. Um dos destaques da igreja é a área dos claustros e o jardim interno onde está a belíssima estátua “The Water of Life”, de Stephen Broadbent. Além de realizar cultos religiosos, a catedral também é usada como local de concertos e exposições.

Endereço: St Werburgh St, Chester CH1 2DY, Inglaterra
Horários: de segunda a sábado de 9h às 18h / domingo de 13h as 16h
Entrada: gratuita


3) The Cheese Shop: fica próximo a Catedral e é uma loja que armazena mais de 200 variedades de queijo, incluindo o icônico Cheshire.

Resultado de imagem para cheese shop chester


4) TOWN HALL: fica na mesma praça da Catedral e é gratuita. Foi construída em 1869. Ali é onde, todos os anos, ocorre a feira de natal.

Resultado de imagem para town hall chester


5) STORYHOUSE: Aberto em maio de 2017 e inaugurado formalmente em junho de 2018 pela Rainha e pela Duquesa de Sussex, a Storyhouse é um amplo centro multiartes que incorpora uma biblioteca, teatro e cinema. É um dos edifícios culturais mais bem-sucedidos do país, recebendo um milhão de visitantes em seu primeiro ano – é o lugar perfeito para passar sua primeira noite em Chester. Durante os meses de verão, procure sessões de cinema ao luar e eventos de teatro ao ar livre em Grosvenor Park, administrados pela equipe do Storyhouse.

Resultado de imagem para storyhouse chester


6) CHESTER CROSS: uma cruz histórica, do período medieval, que fica no cruzamento de três ruas: Watergate Street, Eastgate Street e Bridge Street.

Resultado de imagem para chester cross

A principal atração ali é a confluência de todas as construções lindíssimas ali.  Esse também um bom lugar para observar os famosos Chester Rows, que são as passagens de madeira nas lojas das principais ruas da cidade, construídos dessa forma desde o período medieval. São como galerias com lojas sobrepostas, chamadas “rows”, que são extraordinárias para compras. Esses espaços abrigam também restaurantes e bares.


7) BRIDGE ST: onde há várias opções de restaurantes e cafés. Para quem quer comida boa, barata e muito gostosa.

Resultado de imagem para bridge street chester


8) MURALHAS: à beira do Rio Dee. As muralhas circundam os limites da cidade medieval e constituem as mais completas muralhas de uma cidade na Grã-Bretanha, com o circuito completo medindo quase 3 km de extensão. É possível caminhar sobre as muralhas e passar por antigos portões medievais (Eastgate, Northgate, St Martin’s Gate, Watergate, Bridgegate, Newgate, e Wolf Gate), e por uma série de estruturas, tais como a Phoenix Tower (também conhecida como Torre de Charles), a Goblin Tower, Northgate e a Bonewaldesthorne’s Tower que leva até a Water Tower, e a Thimbleby’s Tower.

Resultado de imagem para chester walls

Vai passar pela pista de corrida de cavalos, que está ali desde o século 16. Eventualmente, a caminhada pelas muralhas cruzará com a catedral e passará pelo alto do Eastgate.


9) CASTELO DE CHESTER: Hoje o castelo é uma mistura entre construções antigas e novas.

O antigo Castelo de Chester fica em uma das extremidades das antigas muralhas medievais, próximo ao rio Dee. No complexo do castelo, há as partes remanescentes do castelo medieval, juntamente com os edifícios neoclássicos, construídos entre 1788 e 1813. Partes dos edifícios neoclássicos são agora usadas como tribunais e como um museu militar.

Resultado de imagem para chester castle

Abriga a Agricola Tower, do século XII, a primeira porta de entrada de pedra do castelo, fundada por Guilherme, o Conquistador, em 1070, na parte sudoeste da cidade. Aberto durante os meses de verão, o castelo permite aproveitar a vista panorâmica da cidade a partir da torre.

Endereço: Grosvenor St, Chester CH1 2DN, Inglaterra
Abre: abril-outubro : terça-feira e 3ª sexta-feira/mês - somente tours
Entrada: £7


10) JARDINS ROMANOS: são jardins onde também ficam ruínas romanas achadas em escavações na cidade. De lá até o Anfiteatro são poucos metros. Não espere encontrar nada como o coliseu. Na verdade, pouco restou da construção em si, mas dá para ver o espaço de todos os ângulos e tentar imaginar como era.

Resultado de imagem para chester roman gardens

Mas para homenagear o passado de colonização romana da cidade, foi criado um belo jardim construído em estilo romano. Construído em 1949, ele fica fora das muralhas da cidade e vai desde Pepper Street até o rio Dee. O projeto foi feito para exibir fragmentos de construção da fortaleza legionária romana de Deva, incluindo peças de alguns dos edifícios militares mais importantes, os principais banhos e a sede legionária e artefatos gerais encontrados em toda a cidade. A maioria dos fragmentos de construções romanas foi desenterrada no final do século XIX, durante as escavações em Chester.

Endereço: Pepper St, Chester CH1 1DQ, Inglaterra
Horários: diariamente de 9h às 18h
Entrada: gratuita


11) ANFITEATRO ROMANO: era o maior da Grã-Bretanha. Ele foi construído no século I d.C. e era usado para entretenimento e treinamento militar. O anfiteatro ficava do lado de fora das muralhas romanas e provavelmente era usado tanto para entretenimento quanto para a prática de manobras de tropas e treinamento de armas.

Resultado de imagem para chester roman amphitheatre

Na verdade, houve dois anfiteatros construídos em pedra no local. O primeiro incluía o acesso aos degraus superiores dos assentos através das escadas na parede dos fundos, como em Pompeia, e tinha um pequeno santuário ao lado da entrada norte. O segundo forneceu acesso pelas escadas abobadadas. Os dois edifícios diferiam uns dos outros e de todos os outros anfiteatros britânicos, sublinhando a importância da Chester Romana.

Vale a pena ver o anfiteatro de cima das muralhas!

Endereço: Little St John St, Chester CH1 1RE, Inglaterra
Horários: durante o horário com luz solar
Entrada: gratuita


12) GROSVENOR PARK: Ao lado do anfiteatro ficam as ruínas da igreja de St. John e o Grosvenor Park.

Resultado de imagem para chester grosvenor park

Grosvenor Park é um parque público de 20 acres considerado um dos melhores e mais completos exemplos de parques vitorianos no noroeste da Inglaterra. A terra, que antigamente consistia em campos, foi dada à cidade por Richard Grosvenor, 2º Marquês de Westminster. O parque conta com a presença de canteiros de flores ornamentais, pastagens, árvores e trilhas. Uma série de eventos culturais e hortícolas, incluindo eventos no Summer Music Festival, são realizados no parque. Um dos destaques do Grosvenor Park é uma ferrovia em miniatura, construída em 1996 para comemorar o centenário da Ferrovia do Duque de Westminster.

Endereço: 9 The Groves, Chester CH1 1SD, Inglaterra
Horários: diariamente de 7h às 17h
Entrada: gratuita


13) GROSVENOR MUSEUM: Fundado em 1886, é um museu de história natural e arqueologia. Ele leva o nome da família dos duques de Westminster, grandes proprietários de terras no condado onde a cidade se localiza. Seu acervo inclui itens arqueológicos do período romano, pinturas, instrumentos musicais e uma sala montada para refletir o período vitoriano.

Resultado de imagem para chester grosvenor museum

Endereço: 27 Grosvenor St, Chester CH1 2DD, Inglaterra
Horários: de segunda a sábado de 10h30 às 17h / domingo de 13h às 16h
Entrada: gratuita | £1 permissão para fotografar



14) PONTES QUEEN PARK E OLD DREE: na beira do Rio, entre essas pontes, tem um calçadão bastante agradável, com uma vista bonita. Em dias de tempo bom, é possível fazer um passeio de barco por ali.

Resultado de imagem para river dee chester

A Ponte Old Dee é a mais antiga da cidade. Uma ponte neste local foi construída pela primeira vez na era romana e provavelmente tinha pilares de pedra que transportavam uma faixa de rodagem de madeira. A ponte atual foi em grande parte o resultado de uma grande reconstrução em 1387. Ela foi construída em arenito vermelho, possui 7 arcos, todos com dimensões diferentes umas das outras. Uma torre foi construída na ponte entre 1399 e 1407, como parte das defesas da cidade, sendo demolida em 1781.

Resultado de imagem para old dee bridge chester


15 ) IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA: A Igreja de São João Batista foi fundada em 689 d.C. Durante a Idade Média, ela foi uma catedral. Construída em arenito, ela fica localizada fora das muralhas da cidade e é considerada o melhor exemplo da arquitetura da igreja do século XII a XII em Cheshire. Na parte de fora da igreja, existem ruínas de antigas capelas.

Resultado de imagem para st john's church chester

Endereço: Vicar’s Ln, Chester CH1 1SN, Inglaterra
Horários: diariamente de 10h às 16h
Entrada: gratuita


16) IGREJA DE SANTA VERBURGA (ST WERBURGH): Esta é uma igreja católica romana dedicada à Santa Verburga. A atual igreja foi construída entre 1873 e 1875 e foi projetada para ter um grande campanário, mas isso nunca foi construído. Ela foi erguida em arenito amarelo e possui telhados de ardósia cinza. O estilo arquitetônico é gótico francês com janelas com lancetas. Dentro da igreja, as arcadas são carregadas em pilares redondos e octogonais alternados. Há também um grande púlpito datado de 1895.

Resultado de imagem para ST WERBURGH church chester

Endereço: Grosvenor Park Rd, Chester CH1 1QJ, Inglaterra
Entrada: gratuita



ARREDORES

1) Outlet Chester Oaks, que é o maior do Reino Unido e tem preços muito bons. Para chegar lá, é só pegar os mesmos ônibus 1 e X8 . É o maior outlet de marcas de design do Reino Unido, a apenas 16 quilômetros do centro da cidade.

Resultado de imagem para chester oaks outlet


2) THE LION SALT WORKS: Saindo da cidade, é uma salina histórica aberta ao público, onde você conhecerá o curioso impacto do sal nas pessoas, na economia e na paisagem da região central de Cheshire.


Resultado de imagem para the lion salt works chester


3) Castelo Caernafon: Castelo lindíssimo, onde foi a coroação do Príncipe Charles como Príncipe de Wales (País de Gales). Aliás, o Príncipe de Charles é o Duque de Chester.

Resultado de imagem para caernarfon


4) HOLYHEAD Situada no País de Gales, é um local muito conhecido por seu farol e também pela Igreja mais famosa da cidade, a St. Cybi’s Church Holyhead.

Resultado de imagem para holyhead pais de gales

Resultado de imagem para St. Cybi’s Church holyhead pais de gales


5) Ice Cream Farm em Tattenhall : uma espécie de Parque Temático, extremamente colorido, muito interessante para quem viaja com crianças. “O Maior Salão Exclusivo para Sorvetes do Mundo” oferece todos os sabores premiados de sorvete. Não à toa, The Ice Cream Farm entrou no rol das 20 principais atrações turísticas da Grã-Bretanha em 2017.

Resultado de imagem para chester the ice cream


6) Hawarden Estate Farm Shop: lojinha de iguarias locais, incluindo a geleia premiada da Pant Glas Bach Preserves e outras iguarias.

Resultado de imagem para Hawarden Estate Farm Shop



Onde ficar em Chester: dicas de hospedagem

The Pied Bull, um hotel e restaurante que produz sua própria cerveja artesanal. A nota dos hóspedes é 8,7 (Fabuloso) e as diárias ficam a partir de 60 libras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taormina - A pérola da Sicília

CHEGANDO NA SICÍLIA Travessia : estávamos hospedados em ReggioCalabria e portanto seguimos de carro para a Villa San Giovanni. Desse ...