terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Locorotondo e Cisternino


LOCOROTONDO, CISTERNIDO

Locorotondo e Cisternino são considerados alguns dos borgos mais belos da Puglia.  Essas  duas cidades têm em comum são as muralhas, as ruas estreitas, os sobrados pintados de branco, muitas flores, bons vinhos, o azeite, a serenidade, a influência grega e a localização.



Infelizmente, no dia da minha visita chovia bastante ou, nos melhores momentos, stava bem nublado. Isso atrapalha um pouco o movimento na cidade, a vibração, as cores das fotos entre outros. Mas, como as cidades são bem brancas e floridas, ainda sim foi possível ficar maravilhada com alguns cantinhos...

Resta observar que, afora eventual refeição em uma ou outra cidade, com cerca de 2 ou 3 horas você consegue conhecer ambas com muita calma! São bem pequenas!


                                                   LOCOROTONDO

O centro histórico fica no topo de uma colina. Seu nome dá pistas da configuração da cidade. Loco = lugar + rotondo = redondo. Então, dá para imaginar o charme desse "Lugar Redondo" todo cercado por muralhas. No interior se esconde uma cidade repleta de casas brancas, com balcões floridos e ruas estreitas pavimentadas com pedras, por onde circulam apenas pedestres.

Resultado de imagem para locorotondo

Há indícios de que a cidade tenha essa formação desde 1086. Mas, além de suas muralhas, Locorotondo se espalha por 140 distritos que produzem bons vinhos brancos.




Uma boa ideia é almoçar em Locorotondo em algum restaurante da Via Nardelli tendo o visual do Vale da Itria à sua frente e provar o vinho local. No dia da minha visita, devido a chuva, o local não estava muito atrativo. Mas em um dia de sol, considero essa pedida maravilhosa.



Perca-se pelas vielas esparramadas ao redor da Piazza Rodio e as Igrejas escondidas por todo lado. A Igreja Madre e a Anunciação são geminadas. Há ainda a San Nicola, a Dell"Addolorata, a Madonna del Socccorso. Além disso tem a Torre do Relógio e o Palácio Morelli, uma belíssima construção barroca.





A cidade toda é muito bonita e agradável de caminhar.




Saindo pela Porta Nova tem outras duas igrejas: a Madonna della Greca e a de San Rocco. Também há outra porta de entrada que se chama Porta Napoli. A cidade é muito pequena e pode ser percorrida em menos de uma hora.



Almocei numa pizzaria que estava bem movimentada e fui seduzida pelo ambiente quentinho e pelo aroma do forno a lenha. O escolhido foi a Pizzaria Casa Pinto e eu recomendo fortemente. É bem tradicional e foi a melhor pizza que já comi em toda a Itália! E olha que já fui a Itália muitas vezes e sempre como pizza!!




CISTERNINO

É ainda menor do que Locorotondo e igualmente charmosa. A cidade é murada, florida e com vielas muito estreitas e também muito florida.







Entre pela Torre Grande ou Normanno Sveva, que é a principal porta de entrada da cidade. A seguir você encontrará muitos prédios históricos como o Palácio do Governador, Palácio do Bispo, Palácio Amati, Palácio Lagravinese e a Torre Capece, além da igreja de São Nicolau construída para os monges e da Madonna de Bernis fora do centro histórico.


As casas em cone, chamados trulli, famosos na região e em Alberobello


Cisternino é conhecida por sua torre de 17 metros com a imagem de San Nicola di Bari no topo.

Outra peculiaridade de Cisternino são os açougues-restaurantes, lugares que atraem turistas do mundo todo me que são chamados de “fornelli”. A cidade que transformou a degustação das melhores carnes no seu cartão de visitas. O cliente escolhe na vitrine do açougue um ou mais cortes de carne. Eles são então pesados e preparados na hora, na brasa.

Alguns dos “Fornelli” indicados em Cisternino:

Antigo Borgo: Via Tarantini, centro histórico
Zio Pietro: Via duca d´Aosta, 3
Al Vecchio Fornello: Via Basiliani, 18

---------- ++++++ ----------------

Meu roteiro: nessa viagem de 21 dias, fiz um roteiro bem completo que começou em Matera, passando para a Puglia, Calabria e Sicilia. Todos com matéria no blog.

Base
Noites
Visitando
Matera
2
Matera e Altamuros
Alberobelo
3
AlberobelloPolignano Al Mare, Monopoli Ostuni, Locorotondo e Cisternino
Otranto
4
Lecce, Otranto, Grotta dela Poesia, Termas de Cesarea, Baia del Turchi, Porto Badisco, Punta Pizzo, Gallipolli
Taranto
1
Porto Cesareo,  Punta Proschuito e Taranto
Maratea
2
Maratea, Isola Dino, San Nicolla Arcella e Praia a Mare
Tropea
2
Diamante, Tropea e Capo Vaticano
Reggio di Calabria
3
Reggio, Scilla
Taormina
3
Taormina e Catania


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Taormina - A pérola da Sicília

CHEGANDO NA SICÍLIA Travessia : estávamos hospedados em ReggioCalabria e portanto seguimos de carro para a Villa San Giovanni. Desse ...